Câmara Municipal de São João participa do Congresso Estadual de Municípios

por Técnico de Comunicação Social última modificação 02/05/2017 15h46

Foto: Divulgação / APM

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista participou na semana passada do 61º Congresso Estadual de Municípios, promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM), entre os dias 24 e 28 de abril, em Campos do Jordão. O congresso é realizado anualmente e reúne a classe política do Estado e do País para discutir os principais temas que afetam diretamente os municípios.

Atenta aos debates de interesse do Município, a Câmara sanjoanense foi representada no congresso pelos vereadores Claudinei Damalio, Fernando Betti, Rui Nova Onda e Vick. O vereador Vick é também presidente do Conselho Deliberativo da APM na diretoria 2017-2020.

O congresso permitiu troca de experiências, informações e análises entre prefeitos, vereadores, gestores municipais e toda a classe política. Além dos painéis principais, os congressistas puderam acompanhar as plenárias, em que são apresentadas propostas, moções e teses. Houve também o Pinga Fogo, tribunal livre para debates, e o Momento Cultural, com palestras ministradas por personalidades de destaque no âmbito político, social, acadêmico ou jornalístico.

Temas em debate

A programação deste ano incluiu temas como: o Tribunal de Contas do Estado e suas novas ações; gestão eficiente; programas e ações de habitação para o Estado de São Paulo; execuções fiscais municipais; trânsito; escolas de Câmaras Municipais; licenciamento de obras; o papel do vereador e os desafios do mandato; investimentos em cultura e educação como estratégia de gestão eficiente; regularização fundiária; parcerias público-privadas e concessões; gestão de iluminação pública; recursos e financiamento para projetos de municípios, entre outros.

De acordo com a APM, a sessão solene de abertura do 61º Congresso Estadual de Municípios, realizada na segunda-feira, teve as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris; do secretário de Estado da Saúde, David Uip; e do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Beraldo. Também participaram Roberto Jefferson, ex-deputado e presidente nacional do PTB; os deputados Itamar Borges, Delegado Olim, João Caramez, Hélio Nishimoto e Márcio Camargo. Além deles, o prefeito de Campos do Jordão, Fred Guidoni, e o presidente nacional dos Correios, Guilherme Campos.

Setor de Comunicação Social