Em sessão com 3 projetos, vereadores debatem desmatamento de área

por Técnico de Comunicação Social última modificação 19/09/2017 09h19

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista aprovou os 3 projetos da pauta de votações na sessão desta segunda-feira (18/09/17).

Aprovado em Votação Única

Projeto de Decreto Legislativo 20/17, do vereador Bira, que concede Medalha de Mérito Cultural a Osmar Lucianeti Quevedo (Mazinho Quevedo).

Aprovado em Segunda Discussão

Projeto de Lei do Legislativo 41/17, do vereador Rui Nova Onda, que dá nome de Camilo Vanzella à Rua 4 do Distrito Industrial – 4ª etapa.

Aprovado em Primeira e Segunda Votações

Projeto de Lei do Executivo 117/17, que cria cargos em comissão e extingue uma vaga do cargo em comissão de chefe do Setor de Compras, Licitações e Contratos, além de uma vaga do cargo em comissão de chefe da Seção de Contratos. A matéria foi votada já nos dois turnos, com dispensa do interstício. Votos contrários dos vereadores Claudinei Damalio, Dr. Chaves, Rui Nova Onda e Vick. O texto segue ao Prefeito Municipal para sanção e promulgação.

Guiomar Novaes

O diretor municipal de Cultura, Hélio Correa Fonseca Filho (Helinho), apresentou aos vereadores a programação da Semana Guiomar Novaes, que terá início neste sábado, 23 de setembro. O diretor foi cumprimentado por diversos vereadores pelo trabalho que vem sendo realizado à frente da pasta cultural.

Festa e drogas

Os vereadores Dr. Chaves e Tiãozinho Neris defenderam a proposta de alguns vereadores de regulamentar a realização de festas, a fim de coibir o consumo e tráfico de drogas nesses eventos. Chaves exibiu uma reportagem sobre a recente morte de uma mulher em Itapira, fato que estaria associado ao consumo de drogas em festa. Vereadores aguardam que o Poder Executivo envie projeto de lei para a Casa, para análise e votação.

Jardim Aurora

O vereador Bira apresentou Requerimento convidando os responsáveis pela construção do loteamento Jardim Aurora a participar da próxima sessão. O objetivo é prestar esclarecimentos à Câmara sobre a entrega dos imóveis.

Equoterapia

O parlamentar Dr. Zé Eduardo pediu ao Departamento Municipal de Educação que amplie as atividades de equoterapia. Segundo o vereador, atualmente são oferecidas apenas duas vagas, o que é insuficiente. Ele deverá solicitar novas informações ao Departamento sobre a realização da equoterapia.

Desmatamento

No uso da tribuna, Dr. Chaves exibiu reportagem e fotos a respeito de um suposto desmatamento em área de proteção que teria tido participação de maquinário e servidores da Prefeitura Municipal. O vereador pediu à Câmara que solicite esclarecimentos da Polícia Militar Ambiental e do Executivo e, não havendo respostas claras, que o Legislativo abra uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar. Segundo Chaves, é necessário prestar contas de forma transparente à população.

O vereador Vick considerou grave a apreensão das máquinas antes da conclusão das apurações, pois, para ele, isso gera prejuízos à população, reduzindo o atendimento. O presidente da Câmara, Gérson Araújo, afirmou que as informações serão solicitadas e os responsáveis serão convidados a comparecer à Câmara para explicar os fatos aos vereadores.

Veja as fotos da sessão

Setor de Comunicação Social