Com tema Democracia e Saúde, Plenária Municipal tem participação da Câmara de Vereadores

por Técnico de Comunicação Social última modificação 08/04/2019 18h55

 

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista fez parte da cerimônia de abertura da 1ª Plenária Municipal de Saúde, realizada na noite de quinta-feira, 04.04.19, no Centro Cultural da Unifeob. O Presidente do Legislativo, Vereador Luís Carlos Domiciano (Bira), e o Vereador Tiãozinho Neris foram convidados à mesa solene.

Também fizeram parte da mesa o Prefeito Vanderlei Borges de Carvalho; o Diretor Municipal de Saúde, Lúcio Doval; e a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juraciara Fonseca Morcillo. Estiveram presentes no encontro especialistas em diferentes áreas da saúde, entre eles o Diretor Administrativo da Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros, Guilherme Morellin.

O tema da 1ª Plenária Municipal de Saúde foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. Em seu pronunciamento, o Presidente Bira ressaltou a importância do evento e os desafios de gestão de captação de fontes de financiamento para a saúde pública. Bira lembrou que a saúde é um dos temas mais debatidos na Câmara Municipal entre os vereadores e a população, especialmente em relação à Santa Casa.

O Prefeito Vanderlei enumerou os desafios da saúde e citou que os governos, muitas vezes, criam novos programas de saúde que acabam sem fontes garantidas de custeio. Ele relembrou que 2015 foi um ano muito difícil para as finanças municipais, devido à crise financeira nacional, e que atualmente a situação encontra-se um pouco melhor. Ressaltou a parceria com a Unifae para melhorar a estrutura da Santa Casa. Segundo o Prefeito, a Plenária é importante na medida em que aponta aos gestores as reais necessidades. Para ele, as atenções devem se voltar sobretudo a alta e média complexidade.

Juraciara enfatizou que sem dinheiro não há como fazer saúde e pediu apoio do Legislativo para distribuir um abaixo-assinado contra o congelamento federal de recursos para a saúde pública. Ela também parabenizou os gestores municipais.

Lúcio Doval, entre outras ações, apresentou uma série de propostas debatidas na Plenária da Mulher, em 2017, apontando quais foram implantadas e as conquistas já alcançadas. Segundo ele, o Departamento continua trabalhando empenhado em melhorar a cada dia os atendimentos prestados à população sanjoanense.

registrado em: ,