Na primeira Sessão Solene de 2019, Câmara homenageia ex-capitães Mauro e Bellini e o jornalista Leivinha

por Técnico de Comunicação Social última modificação 09/04/2019 11h55

Bira, Giselda Bellini, Sylvia Ramos de Oliveira e Leivinha

Veja mais fotos da cerimônia

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista entregou na noite de sexta-feira, 05.04.19, o Título de Cidadão Sanjoanense in memoriam aos ex-capitães da seleção brasileira de futebol Mauro Ramos de Oliveira e Hideraldo Luis Bellini, em Sessão Solene realizada no Auditório da Sociedade Esportiva Sanjoanense. As honrarias foram recebidas pela filha de Mauro, Sylvia Ramos de Oliveira, e pela esposa de Bellini, Giselda Bellini. Concedidas no papel em 1980 pelo então vereador Antonio Celestino Neto, as placas condecorativas não haviam sido entregues.

O Poder Legislativo também homenageou o jornalista esportivo sanjoanense Antonio Carlos Nogueira de Oliveira (Leivinha), com a Medalha de Mérito Esportivo, de autoria do Vereador Claudinho.

O Presidente da Câmara, Luís Carlos Domiciano (Bira), comandou a solenidade, da qual participaram ainda os Vereadores Claudinho, João Luis Moretto, Odair Pirinoto e Rui Nova Onda. Estiveram na mesa solene, além dos três homenageados, o Prefeito de São João, Vanderlei Borges de Carvalho; o Presidente da Esportiva, Antonio Roberto dos Reis (Foguinho); e o radialista Toni Marques, que representou a imprensa esportiva.

Prestigiaram a solenidade o Vice-Coordenador Executivo da Unesp em São João, Prof. Dr. Luiz Carlos Facundo Sanches; o Coordenador do Curso de Educação Física da Unifae, Prof. Ms. Guilherme Marson Junqueira, representando o Reitor, Francisco Arten; o Diretor Administrativo da Unifeob, Eduardo Batista Geremias, representando o Reitor, João Otávio Bastos Junqueira; o Assessor Municipal de Trânsito e Segurança Pública, coronel Ademir Aparecido Ramos; o Superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São João, Sergio Venício Dragão; o Presidente da Associação de Pastores, pastor Fabrício Souza; Donizeti Silva, representando a Cooperativa Sicredi Centro; Riolando Faria Gião, ex-atleta da Esportiva; entre outros convidados.

A Sociedade Esportiva Sanjoanense é o clube onde Mauro e Bellini atuaram e que ajudou a projetá-los nacionalmente. Mais tarde, ambos chegaram a capitães das vitoriosas seleções nas Copas do Mundo de 1958 e 1962. Bellini nasceu em Itapira (SP) e faleceu em 2014. Mauro nasceu em Poços de Caldas (MG) e faleceu em 2002. Sylvia e Giselda, emocionadas, agradeceram à Câmara Municipal por valorizar a história do futebol ao prestar esta homenagem.

Leivinha é jornalista esportivo e diretor proprietário do Jornal Momento Esportivo, periódico quinzenal que circula há 18 anos, ininterruptamente, em São João da Boa Vista. No ano de 2006 idealizou o site - www.leivinha.com.br - com todo o acervo de mais de mil fotos sobre futebol e outras modalidades que colecionou ao longo dos anos, material suficiente para gerar os lançamentos de duas edições do livro “100 Anos de Futebol em São João da Boa Vista”.

Fotos gentilmente cedidas pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal