Sessão Solene reúne pai e filho para entrega de honrarias na Câmara Municipal

por Comunicação Social última modificação 03/05/2018 10h50

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista realizou Sessão Solene na sexta-feira (27.04.18) reunindo pai e filho para entrega de duas honrarias. O coronel aposentado da Polícia Militar Tadeu Simões Machado recebeu o Título de Cidadão Sanjoanense; e seu filho Renato Nery Machado, tenente-coronel PM, recebeu a Medalha de Mérito Cívico "24 de Junho".

O título de cidadania foi proposto pelo vereador Vick Nholla, enquanto a medalha foi uma iniciativa do vereador Gérson Araújo – ambas com aprovação unânime do Plenário.

A cerimônia, emocionante, resumiu a trajetória dos dois na instituição policial e os principais momentos de suas biografias, com a presença de familiares, amigos e diversas autoridades.

A mesa solene foi conduzida pelo presidente Gérson e teve as seguintes participações: coronel Ademir Aparecido Ramos, assessor de Trânsito e Segurança da Prefeitura, o qual representou o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho; juíza do trabalho Vanessa Cristina Pereira Salomão; e coronel Ironcide Gomes Filho, coordenador de assuntos jurídicos da Polícia Militar do Estado.

Um dos oradores foi o juiz de Direito aposentado José Rosa Costa, que relembrou momentos marcantes da época em que o coronel Simões comandou o 24º BPM-I, sediado em São João da Boa Vista.

Síntese das biografias

Tadeu Simões Machado nasceu em 16.12.1942 na cidade de Tremembé e foi criado em Pindamonhangaba. Formou-se oficial na Polícia Militar em 1965. Também graduado em Ciências Sociais. Comandou o 24º BPM-I, sediado em São João da Boa Vista, onde implantou diversas melhorias, como a Unidade Integrada de Saúde aos militares e o Programa de Radiopatrulhamento Padrão. Promovido a coronel, dirigiu o Comando de Policiamento do Interior, abrangendo São João. Atualmente está na reserva da corporação.

Renato Nery Machado nasceu em 07.08.1969 na cidade de Santos e é filho do coronel Tadeu Simões Machado e de Vera Lúcia Nery Machado. Ocupou as funções de coordenador operacional, subcomandante e, como tenente-coronel, comandante do 24º BPM-I, sediado em São João da Boa Vista. Atualmente, Nery trabalha na Coordenadoria de Assessoria Jurídica da PM, na Capital, além de ministrar aulas no curso de Direito da Unifeob em São João.