Vereadores se reúnem com membros de Santa Casa, Prefeitura e Unifae para tirar dúvidas e contribuir com sugestões ao hospital

por Comunicação Social última modificação 15/06/2018 11h45

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista realizou na noite desta quarta-feira (13.06.18) reunião para aprofundar a compreensão dos atendimentos prestados pela Santa Casa de Misericórdia “Dona Carolina Malheiros”, debater possíveis melhorias e reforçar a interlocução com o hospital.

Pelo Legislativo participaram o presidente, Gérson Araújo, e os vereadores Claudinei Damalio, Claudinho, Dr. Chaves, João Anselmo, Patrícia Magalhães, Rui Nova Onda e Tiãozinho Neris. A reunião foi solicitada na sessão ordinária de segunda-feira por Dr. Chaves.

A convite da Mesa Diretora da Câmara, compareceram o prefeito municipal, Vanderlei Borges de Carvalho; Marco Aurélio Ferreira, pró-reitor administrativo da Unifae, que participa da gestão do hospital; Guilherme Morellin, administrador da Santa Casa; e representantes das 3 instituições.

Foram apresentadas estatísticas e informações técnico-operacionais sobre o funcionamento do hospital. Apresentação e explicações ficaram a cargo do administrador Guilherme; do coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unifae, Luís Carlos Evaristo; e do professor de Contabilidade da Unifae Renato Camargo de Mendonça.

Segundo o relatório, apenas no mês de abril, a Santa Casa teve receita de R$ 3,35 milhões e despesa de R$ 4,22 milhões, o que gerou uma insuficiência de caixa de R$ 874,6 mil. Ao final de abril, a insuficiência acumulada no ano chegou a R$ 3,3 milhões.

De acordo com o relatório, foram apresentadas como propostas: Equalização entre Receita e Despesa, Restruturação Operacional e Administrativa da Santa Casa, Revisão dos Contratos, Informatizar os Processos de Trabalho, Reorganizar o Sistema de Custos Hospitalares, e Garantir o Cumprimento dos Serviços Pactuados.

No encontro, também foram discutidos temas como regionalização, eventual venda da fazenda da Santa Casa e preferência no pagamento dos funcionários não-médicos (a fim de evitar novos atrasos salariais). Os vereadores tiveram oportunidade de tirar várias dúvidas relativas ao hospital e apresentar novas sugestões.