Legislativo outorga a Medalha Bombeiro do Ano ‘Antonio Manuel dos Santos’ a 3 bombeiros de São João

por Técnico de Comunicação Social última modificação 26/06/2024 10h39

VÍDEO DA SESSÃO

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista outorgou nesta terça-feira (25.06.24), em Sessão Solene realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, a Medalha Bombeiro do Ano ‘Antonio Manuel dos Santos’ a 3 bombeiros militares que atuam no pelotão sediado em São João. A solenidade é alusiva ao Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado anualmente em 2 de Julho.

Foram indicados pelo comando e homenageados com a medalha e certificado:

2º Sgt PM Rogério José de França

Cb PM Carlos Alexandre Casali

Cb PM Tiago José Matiello

Compuseram a mesa solene: Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara; a prefeita municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; Carmen Tereza Remédio, representando o Departamento Municipal de Cultura; Rodrigo Hoffmann, representando o Departamento Municipal de Trânsito e Segurança Pública; e tenente Paulo César Olivato Júnior, comandante dos bombeiros em São João.

A solenidade teve participação dos vereadores Rui Nova Onda, vice-presidente da Câmara; Luiz Paraki, primeiro secretário; Joceli Mariozi, segunda secretária; Claudinei Damalio, Heldreiz Muniz, Júnior da Van e Macena. Também estiveram presentes de bombeiros e profissionais de segurança, amigos e familiares, que prestaram suas homenagens.

A Medalha Bombeiro do Ano “Antônio Manuel dos Santos” foi instituída pelo Decreto Legislativo 13/2022, de autoria dos vereadores Dr. Carlos Gomes e Luís Carlos Domiciano (Bira). O título presta homenagem ao herói do 16° Grupamento de Bombeiros, Antônio Manuel dos Santos, o qual veio a falecer em decorrência do cumprimento do dever. Enviado de Campinas a São João da Boa Vista em 3 de outubro de 1942, para combater grande incêndio em marcenaria, o bombeiro acabou sofrendo ferimentos na cabeça e na mão esquerda, após ser atingido por uma parede que desabou durante a ocorrência. Antônio Manuel dos Santos faleceu aos 45 anos, em 17 de janeiro de 1943, mais de 3 meses após o desastre.