Poder Legislativo outorga o Título de Cidadã Sanjoanense a Beatriz Castilho Pinto, da Academia de Letras

por Técnico de Comunicação Social última modificação 11/08/2023 14h35

GALERIA COMPLETA DE FOTOS

VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista outorgou nesta quinta-feira (10.08.23), em Sessão Solene realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, o Título de Cidadã Sanjoanense a Beatriz Virginia Camarinha Castilho Pinto, membro da Academia de Letras de São João da Boa Vista.

A homenageada é natural de Duartina (SP); a honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 31/2022, de autoria da vereadora Joceli Mariozi.

A solenidade foi presidida pelo chefe do Legislativo, Dr. Carlos Gomes, e contou também com os vereadores Claudinei Damalio, Heldreiz Muniz, Joceli Mariozi, Luiz Paraki, Macena e Rui Nova Onda.

Homenageada (esquerda) com o Título de Cidadã Sanjoanense ao lado da autora, vereadora Joceli Mariozi Presidente do Legislativo, Dr. Carlos Gomes, entrega à homenageada o Decreto que oficializou o Título

Compuseram a mesa solene, ao lado da homenageada: Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara; Tarcísio Munhoz Guarnieri, diretor municipal de Cultura, representando a prefeita municipal de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; vereadora Joceli Mariozi, autora da honraria; Diego César Valente e Silva, diretor-geral do Instituto Federal de Educação; e Afonso José do Prado, docente da Unesp.

No Plenário, participaram: Alice Perucchetti Orrú, representando o reitor da Unifae, Marco Aurélio Ferreira; Maria Cândida de Oliveira Costa, ex-vereadora e ex-professora da Unifae; padre Claudemir Canela, pároco da Catedral São João Batista; Danielle Rodrigues, vice-reitora da Unifeob; Hélio Correa da Fonseca Filho, vice-presidente da Academia de Letras, representando também o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Beraldo; Silvia Ferrante, da diretoria da Academia; Lucila Martarello Astolpho, autora da letra do hino de São João da Boa Vista; familiares e convidados da homenageada.

Mais informações sobre a homenageada

Beatriz Virginia Camarinha Castilho Pinto. Nascida em Duartina (SP). É casada com o médico Dr. Emerson Alvin Pinto e mãe de Juliana, Henrique e Flávio. Beatriz mudou-se para São João da Boa Vista na juventude e logo começou a cursar Letras na Universidade de São Paulo – USP, onde se graduou. É também advogada formada pela Unifeob, com especialização em Processo Civil pela mesma instituição. Tem mestrado em Linguística pela Unicamp, na área de Semântica e Argumentação, com a dissertação “Entre a voz e a letra: a argumentação no resumo dos depoimentos judiciais”. Voltou-se para o magistério na área de Letras. Por cerca de duas décadas, foi professora de literatura em colégios particulares e cursinhos da cidade, quando teve a oportunidade de exercer trabalho voluntário em um cursinho popular de curta vida, voltado para negros egressos da escola pública. Posteriormente, passou dedicar-se à docência universitária, nas áreas de língua portuguesa e linguística, dividindo-se entre os cursos de Direito, Letras e Administração. Foi docente convidada em cursos de pós-graduação da Unifeob e do programa Teia do Saber, voltado à formação continuada para professores da escola pública, patrocinado pela Secretaria de Educação do Estado de SP. Exerce trabalhos de revisão textual de revistas acadêmicas, livros e trabalhos de mestrado e doutorado.

VIDA ACADÊMICA – Tomou posse em 20.06.1998, tendo como patrono o escritor Paulo Setúbal, Cadeira 31. Presidente da Academia no biênio 2021-2022, após ter exercido a função de segunda-tesoureira. Sob sua gestão, a Academia passou a realizar eventos e palestras mensais por meio da plataforma Zoom, com a presença virtual dos acadêmicos como meio de manter a instituição ativa durante o isolamento social imposto pela pandemia. Os eventos, transmitidos pelo YouTube e abertos a debate, têm alcançado um público antes inimaginado.

PUBLICAÇÕES - Tem artigos de crítica literária publicados nos jornais locais, bem como artigos científicos publicados em revistas especializadas de Direito e Linguística por todo o país. Sua dissertação de mestrado, “Entre a voz e a letra: a argumentação nos resumos dos depoimentos judiciais”, consta no acervo on-line do banco de teses da Unicamp. Por um período, manteve uma coluna de crônicas no jornal O Município. Em parceria com a vice-presidente Lucelena Maia, fez a primeira edição do Livro-Estatuto da Academia (2020), em que ambas resgatam um pouco da história da instituição, a propósito de seu Cinquentenário. Ainda em homenagem à data, promoveu a atualização dos dados biográficos dos quarenta fundadores da Arcádia.