Vereadores participam da inauguração da Estação das Artes “João Roberto Simões”

por Técnico de Comunicação Social última modificação 31/05/2019 11h56

Veja mais fotos

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista participou na tarde desta quinta-feira, 30.05.19, da inauguração da Estação das Artes, na Praça Rui Barbosa, Centro de São João. Compareceram o presidente Luís Carlos Domiciano (Bira) e os vereadores João Anselmo, Patrícia Magalhães, Professora Can, Rui Nova Onda, Tiãozinho Neris e Titi.

Os vereadores foram convidados ao palco ao lado do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho; secretário estadual de Justiça, desembargador Paulo Dimas Mascaretti; diretor municipal de Cultura, Hélio Correa da Fonseca Filho; conselheiro do TCE-SP Sidney Beraldo; e ex-diretor municipal de Cultura, João Roberto Simões.

Em seu pronunciamento, Bira destacou que é um privilégio São João inaugurar um equipamento histórico e cultural de tamanha magnitude numa época de aperto financeiro para a maioria dos municípios brasileiros. Ele ressaltou a importância da organização e da pesquisa por recursos de fomento à cultura, o que foi feito pela Prefeitura de São João.

O secretário de Justiça enfatizou a importância do trabalho conjunto do Executivo com o Legislativo e parabenizou a Câmara sanjoanense. O prefeito Vanderlei relembrou os passos concretizados pela Administração, o esforço de uma grande equipe de técnicos, o empenho de Beraldo e do atual e anterior diretores de Cultura. O equipamento público recebeu o nome de João Roberto Simões.

Segundo a Prefeitura, 90% dos recursos foram obtidos por meio de aprovação no Fundo de Interesses Difusos (FID), da Secretaria Estadual de Justiça. A grande novidade foi a construção de um Teatro com capacidade para 165 lugares, incluindo camarins, banheiros e corredores. A estrutura tem 500 m² e atende a todas as normas de acessibilidade e segurança.

Serviço

A Estação das Artes “João Roberto Simões” fica na Praça Rui Barbosa, 41, bairro Rosário. O prédio tem 1.170m².

Na Estação das Artes também funcionam os Departamentos Municipais de Cultura e Turismo, bem como a Academia de Letras de São João, Espaço Cultural Fernando Arrigucci e Sala de Múltiplo Uso para ensaios de bandas e aulas de dança.

Dentre as repartições está o espaço para as aulas da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme. Ao todo, são 480 alunos matriculados em cursos de sopro (saxofone, flauta, trompete, clarinete), teclado e piano, violão, viola caipira e canto coral.